A Terapia Focada em Esquemas é um modelo de psicoterapia cognitiva desenvolvida por Jeffrey Young focalizado no tratamento de diversos transtornos de personalidade. A terapia do esquema tem por objetivo mudar a forma de encarar, interpretar e reagir aos estímulos, que ele chama de esquema.
O esquema é um padrão que determina comportamentos e pensamentos que podem ser desconfortáveis e causar sofrimento. Para Young, é muito importante entender as primeiras experiências de vida e a personalidade da pessoa para detectar os esquemas originais.
Eles são causados por experiências traumáticas que impossibilitaram a pessoa de ter suas necessidades emocionais atendidas. Tais necessidades seriam: segurança, proteção, autonomia, liberdade para se expressar, limites e autocontrole. Ainda que não tenham havido traumas, esses esquemas de padrão de comportamento são sofridos e prejudiciais.
A partir do entendimento dos próprios esquemas, é possível buscar outro modo de enfrentar os desafios diários. Young descreveu 4 estilos de problemas de enfrentamento:
Evitação: fugir das responsabilidades.
Abandono: sentimento de incapacidade e impotência diante os desafios da vida.
Contra-ataque: reage com violência as circunstâncias.
Defeituosidade: sentimento de ser defeituoso, inadequado.
Esses comportamentos desadaptativos se formam para responder aos esquemas, mas não fazem parte deles. Um esquema desadaptativo é causado por padrões emocionais e cognitivos, levando a essas respostas desadaptativas.
Na terapia de Young, ao identificar os esquemas, eles poderão ser trabalhados com intervenções específicas para reduzir os sintomas.
Neste curso terá o foco na Avaliação e Intervenção.
Carga Horária: 25 horas.
Este curso foi elaborado pela Professora:
Teresa Cristina Martins Silva
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2005), Mestre em Psicologia aplicada- ênfase em Psicologia da Saúde pela mesma instituição. Especialista em Terapia Familiar e de Casal por Eirene do Brasil (2015). Especialista em Gestão Microrregional de Saúde pela Faculdade Senac-Minas (2012). Psicóloga clínica - sócia-proprietária no Acolher: espaço terapêutico com atendimento presencial e online desde 2005 até o momento. Experiência como docente de pós de graduação em cursos de saúde, educação, psicopedagogia, neuropedagogia e também como docente na graduação do curso de Psicologia da UFU entre os anos de 2006 à 2007. Atuação em Psicologia da Saúde e gestão em saúde pública no Centro Municipal de Atenção ao diabético e como Coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Bairro Tocantins no município de Uberlândia-MG.